Fantástico tem pior audiência no ano e afunda audiência da Globo

16/ago/2010 – fonte: http://www.vermelho.org.br

O domingo tem-se tornado, cada vez mais, o dia de disputa mais acirrado pela audiência – o que revela como está dura a vida para o Fantástico e para a TV Globo. Ontem (15), pela primeira vez no ano, o Fantástico não passou dos 20 pontos de média de audiência na Grande São Paulo, segundo dados consolidados do Ibope.

Nos últimos meses – com embalo da Copa do Mundo e de atrações que o antecediam, como as finais da “Dança dos Famosos” –, o programa da Rede Globo oscilava entre 22 e 23 pontos de média. Com a queda registrada no último domingo, o Fantástico ficou apenas seis pontos à frente do Domingo Espetacular durante sua exibição, entre 20h45 e 23h13. A atração da Rede Record marcou 14 pontos de média durante esse horário.

Silvio Santos também foi bem na faixa noturna e marcou 12 pontos, abrindo três de diferença para seu principal concorrente, o Pânico na TV. O principal programa da grade da Rede TV! ficou mais uma vez abaixo dos dez pontos e voltou ao patamar dos últimos dois meses. Apenas na semana passada a atração comandada por Emilio Surita esboçou uma reação e superou 10 pontos.

Histórico

A situação do Fantástico periclitava havia meses. No final de maio, uma alteração na grade de programação promovida pela Record rendeu recordes de audiência para o Domingo Espetacular, apresentado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. Em 30 de maio, o Fantástico chegou a amargar um terceiro lugar entre as 23h30 e 23h40. Em um dos momentos da disputa, a Rede TV! liderou com 12,9 pontos, seguida por Record (11,7) e Globo (10,8).

Um levantamento de médias anuais de audiência, feito em novembro de 2009, apontou que o Fantástico perdeu mais de 30% de seu público nos últimos dez anos. Entre 2007 e 2009, por exemplo, a audiência atração despencou de 28,2 pontos para 23,4 pontos. O declínio coincidiu com reformulações mal-sucedidas no programa, como a saída de Glória Maria, a redução de reportagens científicas e longas entrevistas, além do predomínio de matérias de celebridades, quadros e notícias sobre a Globo.

Da Redação, com agências

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: